Produtos Capmetal
Precipitador Hidrodinâmico Série PH Precipitador Hidrodinâmico Série PH
Precipitador Hidrodinâmico de Grande Porte B.C.V Precipitador Hidrodinâmico de Grande Porte B.C.V
Precipitador Hidroturbocliclônico Série HTC Precipitador Hidroturbocliclônico Série HTC
Lavadoras de Gases Multicap Série MTC Lavadoras de Gases Multicap Série MTC
Coifas Lavadoras Tricap Coifas Lavadoras Tricap
Camara de Sedimentação úmida C.S.U Camara de Sedimentação úmida C.S.U
Clean Air Clean Air
Hidro Aerador Centrioxy Hidro Aerador Centrioxy
Cabine de Trabalho Rational Work I e II Cabine de Trabalho Rational Work I e II
Hidropó Hidropó
Bomba Centrífuga Auto-Aspirante Bomba Centrífuga Auto-Aspirante
Coifa Hidroturbo Coifa Hidroturbo
Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom
  Outros Produtos...
  Videos Capmetal
 
Sombra
  Clean Air
   
 
LIMPEZA TECNOLÓGICA DO AR

• Unidade “On Line” de Depuração Físico-Químico-Biológica, por Centrifugação Líquida do Ar em Sistemas de Climatização.

• Garantia Permanente da Qualidade do Ar no Ambiente Interno, com eficiência constante por expurgo automático(PLC) de contaminantes do sistema.

• Unidade “On Line” de Depuração do Ar em Sistemas de Climatização, aplicável em sistemas existentes e em novas instalações, sem provocar impactos na performance do sistema de climatização.

• Sistema “On Board” de refrigeração para estabilização da Umidade do Ar.

• Exclusiva Tecnologia de Centrifugação Líquida Multiventuri, garantia de eficiente contato Ar – Líquido para remoção de contaminantes de qualquer natureza por processo não acumulativo.

• Equalização Termodinâmica do Ar de Retorno e do Ar Externo.
• Despoluição Físico-Químico-Biológica do Ar de Retorno e do Ar Externo.

• Investimento acessível, com custos reduzidos de manutenção e operação, face aos envolvidos nas ações de limpeza periódica de rede de dutos.

O PROBLEMA
Considerando a preocupação mundial com a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados e sua influência expressiva sobre a saúde, produtividade, conforto e absenteísmo ao trabalho, desenvolvemos projeto para aplicação da tecnologia de Centrifugação Líquida Multiventuri dos Precipitadores Hidrodinâmicos no controle de poluentes em recirculação no ar de retorno de unidades de climatização de ambientes internos de escritórios, lojas, teatros, cinemas, shopping’s, hotéis, hospitais, bancos e etc.

Nosso objetivo é de garantir a qualidade Físico-Químico-Biológica do ar inalável no ambiente, em níveis de qualidade superiores ao recomendado pela BRASINDOOR - Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade de Ar de Interiores (limite = 750 UFC - unidade formadora de colônias), independentemente das condições reinantes nos dutos, bandejas, serpentinas, exaustores e demais elementos dos sistemas de climatização.

A publicação da Portaria nº. 3523 de 28 de Agosto de 1998, pelo Ministério da Saúde, estabeleceu requerimentos de limpeza dos componentes dos sistemas de climatização, que propiciem uma qualidade de ar interno que impeça o surgimento de Síndromes de Doenças em estabelecimentos de uso coletivo.

Os agentes físicos, químicos e biológicos, quando em concentrações acima de determinados valores contribuem potencialmente para o estabelecimento de doenças disseminadas na população usuária de determinada edificação, sob regime prolongado de exposição as condições insalubres do ambiente climatizado.

Os sintomas mais freqüentes são irritação dos olhos, garganta seca, dores de cabeça, fadiga, congestão e sinusite e falta de ar. Referidos sintomas quando detectados em pelo menos 20% da população de uma edificação, caracterizam a Síndrome do Edifício Doente.

Os principais fatores das incidências relatadas e o efeito conjunto da geração interna de poluentes (tabagismo, formaldeídeo, fibras sintéticas, VOC – Volatile Organic Compounds, uso de equipamentos de escritórios, etc); contaminantes externos admitidos pela tomada de ar externo (TAE) tais como óxidos de carbono, enxofre e nitrogenio, material particulado urbano ou do parque fabril; manutenção dificultosa e inadequada dos componentes do sistema de climatização; ineficiência da distribuição do ar, criando zonas de looping e zonas “mortas” não atendidas adequadamente; sendo que a taxa de ar renovado pelo sistema de climatização, o parâmetro que poderia minimizar, por diluição, a incidência danosa destes fatores.

Entretanto as limitações de consumo energético estabelecem valores empíricos de renovação de ar, atualmente fixados em lei como no mínimo 27 m3/h/pessoa, havendo, entretanto projetos de industrias farmacêuticas com 100% de renovação como exigência de processo fabril, para evitar-se contaminação cruzada de princípios ativos farmacêuticos.

A contaminação biológica por bactérias, fungos e bolores da-se por contribuições internas e externas, que pelas características construtivas dos sistemas de climatização, tanto “fan coil” quanto “self contained”, favorecem ancoragens de colônias e suprimento de nutrientes.

Concluimos, que se partindo da premissa da inviabilidade do sistema operar com taxas de 100% de ar externo, deveríamos desenvolver uma Unidade “On Line” de tratamento não acumulativo, do somatório do ar recirculante e do ar externo admitido, que garanta o controle de qualidade do ar respirável no ambiente pelo usuário, independentemente do nível de limpeza dos componentes do sistema de climatização.

Os processos de limpeza física de dutos, serpentinas, bandejas, ventiladores, etc, asseguram apenas temporariamente uma condição não propicia a proliferação de colônias de microrganismos, pois o próprio uso dos ambientes implica em contribuições permanentes de agentes nocivos, que numa escala crescente irão determinar a qualidade do ar no ambiente.

O PRODUTO “CLEAN AIR”
Unidade “On Line” de Depuração Físico-Químico-Biológica, por Centrifugação Líquida do Ar em Sistemas de Climatização.

Concebeu-se o desenvolvimento de aplicação dos Precipitadores Hidrodinâmicos, largamente aplicados em controle de Poluição Atmosférica dos mais distintos processos fabris, no sistema de climatização de ambientes com o objetivo de expurgar de forma contínua os agentes físicos, químicos e biológicos contaminantes, que atualmente recirculam nos fluxos de ar distribuído pelos sistemas de climatização em taxas acumulativas, justamente pela ausência de mecanismos eficientes de expurgo do circuito.

Os Precipitadores Hidrodinâmicos fundamentam-se na exclusiva e patenteada tecnologia de centrifugação liquida multiventuri que proporciona eficiente contato entre o ar contaminado em fluxo e líquido de seqüestro de contaminantes, com as conseqüentes transferências de massa e energia.

Citada transferência de massa engloba a remoção de poeiras, partículas de fumos, substâncias químicas alheias a composição natural do ar e de seres vivos, microorganismos, como bactérias e fungos, onde a taxa de elevação da concentração e disseminação ambiental dá-se pela proliferação favorecida pelas condições ambientais de umidade, focos de ancoragem de colônias e disponibilidade de nutrientes.

A centrifugação líquida multiventuri garante o expurgo eficiente dos agentes contaminantes citados, de maneira a disponibilizar um ambiente interno com taxas controladas em patamares bastante inferiores aos estabelecidos como nocivos a saúde humana.

Nesta aplicação os Precipitadores Hidrodinâmicos foram submetidos a uma reengenharia de produto visando atender os requerimentos termodinâmicos, acústicos e de higiene específicos da instalação. Os aspectos termodinâmicos foram contemplados pela construção de um ciclone separador de ar tratado líquido com tanque de líquido recirculante hermético incorporado, isolamento térmo-acústico e unidade de refrigeração do liquido recirculante, que garanta temperaturas inferiores às de bulbo úmido, para impedir vaporização líquida que altere o índice de umidade relativa.

Desta forma não há qualquer modificação negativa nas condições operacionais do sistema de climatização existente, ou seja muito pelo contrário há benefício térmico nas condições do ar externo admitido pelo sistema. Quanto a questão acústica á adoção do isolamento termo-acústico associado ao emprego de motores de menor rotação (VIII e VI pólos) asseguram níveis de ruído inferiores a 74 dB, aptos á instalação na casa de máquinas do próprio sistema de climatização.

A higiene da instalação está intimamente integrada ao objetivo fim do Precipitador Hidrodinâmico, que através de construção soldada integralmente em aço inoxidável AISI 304, que além de assegurar vida útil permanente, suas superfícies internas lisas dificultam ancoragens. A higienização contínua do ar recirculante no sistema de climatização é centrada em dois princípios fundamentais a saber:

1. Seqüestro líquido contínuo dos agentes físicos (material particulado) e biológicos (microorganismos) por encharcamento e arraste hidráulico, e dos agentes químicos (gases e vapores) por solubilização/condensação, do fluxo de ar do sistema de climatização, de forma à assegurar a eliminação instantânea dos contaminantes e garantir os padrões recomendados de qualidade do ar interno do ambiente.

2. Expurgo temporizado dos agentes nocivos abatidos no líquido recirculante, através da drenagem de purga comandada por unidade lógica programável (PLC) de descarte do líquido saturado, de forma a garantir a remoção dos agentes contaminantes.

Os fundamentos explicitados asseguram reduzidas concentrações de contaminantes no ar interno de ambientes climatizados, sem interferir no sistema existente tanto nos aspectos termodinâmicos, graças a unidade de resfriamento do líquido que impede elevação da umidade, quanto aos aspectos mecânicos visto que os Precipitadores Hidrodinâmicos dispõe de capacidade própria de aspiração, não implicando portanto em perdas de pressão na linha.

Quanto aos aspectos dimensionais deve-se considerar que trata-se de uma unidade acessória em série, com capacidade idêntica á processada pelo sistema de climatização, implicando portanto na necessidade de espaço equivalente à aproximadamente 45% do volume ocupado pela unidade de climatização.

RESULTADOS

Interpretação de Resultados dos Laudos
LABCON - Laboratório de Controle da Qualidade em Saúde/UERJ-CEPUERJ

Laudos n° 491, 495, 498/99 de 19/03/1999
Objetivo da análise: Configuração de performance de Precipitador Hidrodinâmico, quanto a controle biológico da qualidade do Ar Interno em Sistemas de Ar Climatizado.

Data: 15/04/99.

Local: Sala de reuniões e departamento comercial atendidos por sistema de climatização tipo split de 4 TR com condensação remota a ar.

Status operacional: unidade em uso a 8 anos, recebendo apenas manutenção mecânica e limpeza na bandeja; rede de dutos sem manutenção no período.

Ensaio: Foi coletada amostra (A) pela manhã com o sistema de climatização operando nas condições convencionais e em seguida houve conexão do Precipitador Hidrodinâmico a jusante do fan coil, de maneira que a totalidade do ar de retorno seja processada por centrifugação liquida antes de ser reclimatizado as condições termodinâmicas estabelecidas. Após cinco horas de operação foi coletada nova amostra (B), no mesmo local e os resultados alcançados são:

- Percentuais de redução alcançados neste ensaio foram de 94,15% para bactérias e 98,1% para fungos, valores que indicam um resultado bastante significativo acerca da eficiência do sistema considerando tratar-se de amostragem do ar inalável no ambiente, independentemente de ações de Limpeza.

 
Gráficos e Tabelas
 
FUNCIONAMENTO
Clique na Imagem para ampliar.
 
GRÁFICO
Clique na Imagem para ampliar.
 
FLUXOGRAMA
Clique na Imagem para ampliar.
 
GRÁFICO DE PERFORMANCE
Clique na Imagem para ampliar.
 
VISTA EM PLANTA
Clique na Imagem para ampliar.
 
 
Clean Air
Imagem Produto
 
 
Imagem Produto
Modelo CA – 28 – na tomada de ar externo (T.A.E.) de sistema de Climatização do Centro de Pesquisas de fábrica de aromas e essências- (Givaudan – SP).
 
 
Imagem Produto
Serpentina em aço inoxidável para recirculação de água gelada no resfriamento do líquido recirculante, reduzindo a carga térmica do ar externo e insuflação do ar em temperatura inferior ao ponto de orvalho da região (Controle de Atmosfera Saturada).
 
 
Imagem Produto
Resíduos coletados de tomada de ar externo em ambiente urbano.
 
 
Imagem Produto
Clean air operando com chiller conjugado no controle de névoas e fumaças.
 
 
 
 
Clique aqui e baixe o pdf deste produto!
 
Clique na seta e acima faça o
download do PDF completo do Produto.
 
 
 
 
Lateral
Sombra
Representantes CAPMETAL    Localização
ARÉA DO PROJETISTA
Login
Clique Aqui e solicite sua senha
Senha
   
Sombra
Sombra
Telefone Tels: 55 (21) 3860-1261 e 2589-6874
Fax : 55 (21) 2589-0225

R. Idalina Senra, 45 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ • Cep: 20941-090