Produtos Capmetal
Precipitador Hidrodinâmico Série PH Precipitador Hidrodinâmico Série PH
Precipitador Hidrodinâmico de Grande Porte B.C.V Precipitador Hidrodinâmico de Grande Porte B.C.V
Precipitador Hidroturbocliclônico Série HTC Precipitador Hidroturbocliclônico Série HTC
Lavadoras de Gases Multicap Série MTC Lavadoras de Gases Multicap Série MTC
Coifas Lavadoras Tricap Coifas Lavadoras Tricap
Camara de Sedimentação úmida C.S.U Camara de Sedimentação úmida C.S.U
Clean Air Clean Air
Hidro Aerador Centrioxy Hidro Aerador Centrioxy
Cabine de Trabalho Rational Work I e II Cabine de Trabalho Rational Work I e II
Hidropó Hidropó
Bomba Centrífuga Auto-Aspirante Bomba Centrífuga Auto-Aspirante
Coifa Hidroturbo Coifa Hidroturbo
Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom
  Outros Produtos...
  Videos Capmetal
 
Sombra
  Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom
   
 
CAPSOM Controle de Ruído NOISE CONTROL Tecnologia de Materiais + Engenharia para Conforto Acústico do Ambiente Fabril.

A automação de processos somada á aceleração dos equipamentos em busca dos incrementos de produtividade tem como conseqüência o aumento do ruído operacional no ambiente de trabalho. A CAPMETAL Tecnologia Ambiental disponibiliza consultoria especializada para diagnóstico, emissão de laudos ambientais, fabricação e instalação de dispositivos e arranjos atenuadores de ruído que asseguram á absorção e/ou isolamento acústico de máquinas, equipamentos e processos, com pleno atendimento a legislação trabalhista e ambiental.

Alguns objetivos de projeto de controle acústico requerem a combinaçào de técnicas de absorção sonora com isolamento acústico para alcançarmos objetivos de conforto acústico em aplicações com emisões em níveis mais elevados e/ou com reduzido limite de tolerância empregamos sistemas que combinam ISOLAMENTO ACÚSTICO + ABSORÇÃO SONORA.

ISOLAMENTO ACÚSTICO:
Para garantir o isolamento acústico externo de sala de compressores, turbinas, grupos moto-geradores, resfriadores de líquido(“chillers”); equipamentos de conformação mecânica com prensas, trefilas , conformadoras de tubos, pescoço de latas(“neck”), forjas, transportadores de caixas e embalagens e outras instalações industriais ou de infra-estrutura, onde aplicamos por exemplo para situações mais críticas o conceito ”Box in Box”, com objetivo de isolar os equipamentos dos ambientes contíguos, preservando a funcionalidade e provimento de utilidades tais como sistemas de insuflação/exaustão de motores e/ou do ambiente interno, passagem de utilidades, acessibilidade para intervenções de manutenção e ajustes de produção.

O dimensionamento é em função do sistema atendido, sendo a estruturação física e orgânica do conceito “box in box” composta por arcabouço externo de um revestimento duplo em painéis acústicos suportados por perfis metálicos rigidamente montados e com espaçamento interno para absorção intermediária, duas portas acústicas, em faces distintas conforme NR13, uma rede de dutos com ramais de insuflação, com atenuador de ruídos na tomada de ar externo e um sistema de exaustão mecânica com exaustores axiais. Acessórios são disponíveis por exemplo para linha hidráulica de purga de vapor ou ar comprimido com aplicação de caixa de quebra de pressão com atenuação acústica.

Como características específicas dos elementos constituintes do sistema temos:


Atenuador de ruídos na admissão de ar externo
Tipo RÃS de células assimétricos com admissão de ar aerodinâmico otimizado a perda de carga no atenuador. Fabricação em chapa de aço galvanizado e enchimento acústico de material forno-absorvente.


Portas acústicas
Modelo 46 dB própria para tratamento acústico rigoroso, construído em chapa de aço galvanizado e com enchimento de placa de lã de vidro semi-rígido, tratado com resina especial e coberto com tecido de fibra de vidro, aumentando seu desempenho acústico, sendo inerte, não higroscópico, a prova de animais daninhos, não bacteriológica e classificado na classe 1 de acordo com a Norma BS-476/7 – “ Propagação de cheiros de superfície” .


Exaustores axiais para renovação do ar e extraçào de calor
Constituídos por conjunto propulsor dispondo de nucleo absorvedor de ruído, é responsável pela extraÇao do ar interno do recinto operacional do equipamento de processo fonte de ruídos. Trata-se de periférico dinamico funcional que não deve permitir a propagação do ruído através de seu conduto. A construção sonoabsorvente e com uso de defletores impede a comunicação direta dos ambientes e garante a remoção do ar sem que haja a propagação do ruido.

Indicado para aplicações em fontes com nível de ruído(dB(A)) elevado onde á absorção sonora não seria suficiente para garantir o conforto acústico, sendo requerido o isolamento da fonte permitindo reduções de até 40 dB.

ABSORÇÃO SONORA:

Absorvibilidade sonora é a quantidade de energia sonora absorvida por materiais construtivos que são classificados como absorvedores(α = 1 absorção máxima) e reflexivos (α = 0 reflexão máxima).

Trata-se do projeto arquitetônico de estruturas especializadas como defletores, revestimentos superficiais, arranjos angulosos específicos construídos com materiais absorventes sonoros e suportados por estruturas que adequadas ao processo com acessibilidade para manutenção, transparência para leitura ótica digital, inspeção visual, bem como atendendo aos aspectos de segurança pelo uso de materiais com características fogo retardante, estruturalmente resistente para assegurar longa vida útil, hidrofobia, facilidade de manutenção e reposição, eficiência acústica, bem como melhor relação custo –benefício.

Tratam-se de carenagens acústicas junto aos focos de geração como motores de acionamentos dos distintos elementos que compõe o sistema, com uso seletivo adicional de defletores( “baffles”) verticais para absorção sonora de ruídos reverberados.

Como exemplo de aparatos CAPSOM temos painéis trapezoidais de construção metálica de aço carbono SAE1020 pintado, recebendo em sua face interna à aplicação de polímero com material de elevada absorção acústica, seguido de véu superficial e tela de proteção mecânica. Esta construção em sanduíche garante a performance dos dois fenômenos da atenuação acústica a saber:


Absorção das ondas sonoras de média/alta freqüência pelo material acústico absorvente.
Isolamento acústico por barreira mecânica de massa para as baixas freqüências.
As ondas sonoras reverberadas e as emitidas nas direções em aberto no sentido da laje serão atenuadas somente por absorção acústica através de painéis suspensos(‘‘baffles’’) construídos em material sonoro absorvente envelopados em tecido de fibra de vidro.

A absorção sonora tem um range de aplicação mais restrito face a limitada capacidade dos materiais em absorver a energia sonora, com um range de atuação de até 10 dB. O uso de layouts construtivos em forma de cunha, trapezoidais e colméia visam a reabsorção do som reverberado na própria estrutura de absorção sonora.

O projeto de controle acústico deve ser precedido de diagnóstico de campo com aferição de potencias sonoras, freqüências predominantes, ruído de fundo e as peculiaridades do processo, da análise dos dados do diagnóstico e desenvolvido o projeto executivo das intervenções requeridas para isolamento e absorção sonora.

 
 
Controle de Ruído Industrial Acústico Capsom
Imagem Produto
 
 
Imagem Produto
Barreira de Absorção Acústica trapezoidal.
 
 
Imagem Produto
Detalhe das Células de absorção sonora com proteção mecânica.
 
 
Imagem Produto
Bafles de absorção acústica.
 
 
Imagem Produto
Bafles de absorção acústica.
 
 
 
 
 
 
 
Lateral
Sombra
Representantes CAPMETAL    Localização
ARÉA DO PROJETISTA
Login
Clique Aqui e solicite sua senha
Senha
   
Sombra
Sombra
Telefone Tels: 55 (21) 3860-1261 e 2589-6874
Fax : 55 (21) 2589-0225

R. Idalina Senra, 45 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ • Cep: 20941-090